Fonoaudiologia é a especialidade médica responsável pela promoção da saúde, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação/reabilitação), monitoramento e aperfeiçoamento de aspectos fonoaudiológicos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na linguagem oral e escrita, na articulação da fala, na voz, na fluência, no sistema miofuncional orofacial e cervical e na deglutição. Cuida de todos os processos de comunicação humana e seu desenvolvimento, desde a sucção do leite materno até deglutição na melhor idade. Nos dias atuais, ampliou sua atuação para outras áreas que também envolvem e influenciam a qualidade de vida das pessoas, como o equilíbrio, o sono, a deglutição e a estética.
Quando procurar um fonoaudiólogo
Doenças tratadas pela fonoaudiologia
Algumas das doenças mais comuns tratadas pela fonoaudiologia são:
Afasia - atinge a capacidade de comunicação e pode acontecer por conta de um trauma ou desenvolver-se aos poucos em decorrência de uma doença ou um tumor.
Afonia - perda da voz, que pode ser parcial ou total.
Disartria – perturbação neurológica que dificulta a articulação das palavras ou o uso dos músculos da fala.
Apraxia - envolve a perda da capacidade de realizar movimentos e gestos que são comuns durante o processo de comunicação.
Disfagia - condição é caracterizada pela dificuldade de deglutir ou engolir os alimentos.
Dislexia - um distúrbio que afeta o processo de aprendizagem, dificultando principalmente na leitura.
Alteração no Processamento Auditivo - caracteriza-se pela dificuldade em lidar com as informações que chegam pela audição. É diferente de surdez.