O número de pessoas obesas aumenta a cada dia e a cirurgia bariátrica vem se tornando um importante aliado no tratamento de pacientes com obesidade grau 3.
A Cirurgia Bariátrica, também chamada de Gastroplastia, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estomago é - como o próprio nome diz - uma plástica no estômago. Ela tem como objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.
Existem três tipos básicos de cirurgias bariátricas: restritivas, mistas e disabsortivas. As cirurgias que apenas diminuem o tamanho do estômago são chamadas do tipo restritivo (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia Vertical com Bandagem ou Cirurgia de Mason e a Gastroplastia Vertical em “Sleeve”). Existem também as cirurgias mistas, nas quais há a redução do tamanho do estomago e um desvio do trânsito intestinal. Há, além da redução da ingestão, a diminuição da absorção dos alimentos.
Quando procurar a cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica é indicada para paciente com mais de 18 anos que apresentem obesidade grau 3 e/ou sofram das seguintes doenças em decorrência do sobrepeso: