Os super grãozinhos aliados da saúde e do emagrecimento

14/04/2018

 

Aos famosos grãozinhos que encontramos dentro das vagens, damos o nome de leguminosas. Eles entram em muitas de nossas receitas, mas, nem sempre sabemos da sua importância em nosso cardápio diário, nem a forma correta de consumi-los. Por isso, conversamos com a nutricionista Ariane Caressia. Ela vai explicar e mostrar formas gostosas, corretas e práticas para absorver melhor todos os seus nutrientes, como eles reduzem diversos problemas de saúde, e de quebra auxiliam no emagrecimento!

 

De acordo com a nutricionista, é importante ter algum tipo de leguminosa presente em nosso cardápio pelo menos uma vez ao dia. As leguminosas são alimentos ricos em fibras, proteínas, carboidratos complexos, além de minerais como o cálcio e o ferro. “E quando falamos desse grupo de alimentos, nos referimos a uma grande variedade deles: ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja, entre outros, que podem ser preparados de diversas formas e em várias receitas diferentes, como bolinhos, hambúrgueres, saladas e caldos.

 

Segundo ela, estudos epidemiológicos comprovam que o consumo de leguminosas pode diminuir em 22% o risco de doença coronariana por diminuição dos fatores de risco, por melhoria do perfil lipídico, diminuição da pressão arterial, da atividade plaquetária e da inflamação. “Na dieta vegetariana e vegetariana estrita, as leguminosas são especialmente importantes. São os alimentos vegetais mais ricos em proteínas e em termos nutricionais são os melhores substitutos da carne”, ressalta Ariane Caressia.

 

Emagrecimento

 

A ingestão de leguminosas também favorece consideravelmente o emagrecimento de forma contínua, ao longo do tempo. Principalmente por serem alimentos ricos em fibras, que geram saciedade, controlando a sensação de excesso de apetite. As fibras presentes nas leguminosas também alteram o pH do cólon, promovendo o crescimento de bactérias benéficas, contribuindo assim para a saúde intestinal. Não bastassem tantos benefícios, elas ainda são boas fontes de zinco, um micronutriente com maior efeito sobre o sistema imunológico. Na sua deficiência, a função imune fica danificada, o que leva ao comprometimento dos sistemas de defesa e ao aumento do risco de desenvolver doenças. 

 

Correto aproveitamento nutricional

 

O ferro presente nas leguminosas é do tipo não-heme, ou seja, de um tipo menos disponível para a utilização pelo nosso organismo. É mais sensível a alguns fatores que estimulam ou inibem sua absorção. Assim, é importante tomar algumas medidas para potencializar a absorção e o aproveitamento deste nutriente pelo nosso organismo:

 

  1. Para melhor aproveitamento nutricional as leguminosas deverão ser deixadas de molho de um dia para o outro, trocando esta água para serem então cozidas. Dessa forma elimina-se o ácido fítico, que inibe absorção de ferro e zinco, além de provocar gases.
  2. É recomendado não consumir leite e derivados junto às refeições que contêm leguminosas, pois o cálcio e algumas proteínas (caseíno-fosfopeptídeos) podem inibir a absorção do ferro. 
  3. Polifenóis presentes no café, chá preto, chá de ervas e cacau também podem interferir neste caso. Por isso, é importante esperar pelo menos uma hora antes de tomar aquele tradicional cafezinho depois do almoço.
  4. Sempre que consumir leguminosas procure consumir também frutas, legumes e verduras ricos em vitamina C para potencializar a absorção do ferro.
Comentários em: Os super grãozinhos aliados da saúde e do emagrecimento
Comentar


Leia mais
Há 35 anos cuidando de você

Este ano é especial para nós, estamos completando 35 anos!

LEIA MAIS
Presenteie quem você ama

Neste mês especial das mães cuide de quem sempre cuidou de você.

LEIA MAIS
Caminhada Outubro Rosa 2019 - Grupo Mulheres do Brasil/Curitiba

CAMINHADA OUTUBRO ROSA 2019 do Grupo Mulheres do Brasil núcleo Curitiba/PR

LEIA MAIS
×

Orçamento





×