O uso do andador é perigoso?

10/10/2018

Muitos pais ficam na dúvida sobre o uso do andador. Será que ele faz algum mal aos pequeninos? É perigoso ou não? A pediatra Dra. Cleide Alessandra faz vários alertas sobre o uso desse aparelho.

De acordo com ela, apesar de parecer inofensivo, o andador traz diversos riscos à saúde e à vida dos bebês. Pode causar sérios acidentes, além do atraso psicomotor.

 

“Nesta fase, a musculatura da criança ainda não está preparada para essa posição, e ela também não possui reflexo de defesa suficiente”, esclarece a médica. “Além disso, essas crianças possuem escores inferiores em teste de desenvolvimento.”

 

O andador também atrasa o equilíbrio do bebê. Ele leva mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio, engatinha menos e têm a forma de pisar alterada.

 

Riscos de Acidente

 

De acordo com a dra. Cleide Alessandra, o uso do andador também aumenta o risco de acidentes domésticos, como traumatismos, afogamentos, queimaduras e intoxicações. Isso porque ele permite à criança atingir uma velocidade maior, não dando tempo para os pais e/ou cuidadores reagirem.

 

 “Muitos pais acreditam que o andador dá independência à criança, contudo, essa é uma fase em que ela não possui noção de perigo. É importante ter em mente que a sua autoproteção só é adquirida por volta dos 5 anos de idade”, adverte a médica.

 

Alternativas

Segundo a pediatra, uma boa alternativa é permitir que a criança apoie no sofá, com os pais um de frente para o outro, incentivando assim o ato de caminhar do bebê. Sempre de forma supervisionada. Outra orientação importante é não segurar o bebê pelo braço e sim pelo tórax.

 

“O apoiador pode ser usado desde que a criança tenha maturidade para se sustentar em pé, e seja supervisionada rigorosamente pelos pais”. Jamais adapte andadores para apoiadores, pois essa mudança inadequada pode lesionar a criança.

Comentários em: O uso do andador é perigoso?
Comentar


Leia mais
Há 35 anos cuidando de você

Este ano é especial para nós, estamos completando 35 anos!

LEIA MAIS
Presenteie quem você ama

Neste mês especial das mães cuide de quem sempre cuidou de você.

LEIA MAIS
Caminhada Outubro Rosa 2019 - Grupo Mulheres do Brasil/Curitiba

CAMINHADA OUTUBRO ROSA 2019 do Grupo Mulheres do Brasil núcleo Curitiba/PR

LEIA MAIS
×

Orçamento





×