O uso do andador é perigoso?
Muitos pais ficam na dúvida sobre o uso do andador. Será que ele faz algum mal aos pequeninos? É perigoso ou não? A pediatra Dra. Cleide Alessandra faz vários alertas sobre o uso desse aparelho.
De acordo com ela, apesar de parecer inofensivo, o andador traz diversos riscos à saúde e à vida dos bebês. Pode causar sérios acidentes, além do atraso psicomotor.
“Nesta fase, a musculatura da criança ainda não está preparada para essa posição, e ela também não possui reflexo de defesa suficiente”, esclarece a médica. “Além disso, essas crianças possuem escores inferiores em teste de desenvolvimento.”
O andador também atrasa o equilíbrio do bebê. Ele leva mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio, engatinha menos e têm a forma de pisar alterada.
Riscos de Acidente
De acordo com a dra. Cleide Alessandra, o uso do andador também aumenta o risco de acidentes domésticos, como traumatismos, afogamentos, queimaduras e intoxicações. Isso porque ele permite à criança atingir uma velocidade maior, não dando tempo para os pais e/ou cuidadores reagirem.
“Muitos pais acreditam que o andador dá independência à criança, contudo, essa é uma fase em que ela não possui noção de perigo. É importante ter em mente que a sua autoproteção só é adquirida por volta dos 5 anos de idade”, adverte a médica.
Alternativas
Segundo a pediatra, uma boa alternativa é permitir que a criança apoie no sofá, com os pais um de frente para o outro, incentivando assim o ato de caminhar do bebê. Sempre de forma supervisionada. Outra orientação importante é não segurar o bebê pelo braço e sim pelo tórax.
“O apoiador pode ser usado desde que a criança tenha maturidade para se sustentar em pé, e seja supervisionada rigorosamente pelos pais”. Jamais adapte andadores para apoiadores, pois essa mudança inadequada pode lesionar a criança.