Você sabe como manter a esperança, a positividade e a saúde mental após um ano de medos e incertezas?

13/04/2018

Desde março do ano passado, quando a COVID-19 foi caracterizada como uma pandemia, vivenciamos momentos de medo e incertezas diante de um vírus perigoso e mutante que assolou o mundo e nos obrigou a mudar rapidamente nossa forma de viver. Fomos submetidos a usar máscaras, ter novos hábitos de higiene e, acima de tudo, manter o distanciamento das pessoas, inclusive de quem amamos, parentes, amigos, familiares e colegas de trabalho.     Vivendo tanto tempo diante desta realidade, como fazer para lidar com a tristeza, a insegurança, o estresse e outros sentimentos negativos? Como minimizar os riscos de desencadear ansiedade, pânico e depressão? Será que é possível manter a saúde mental?

 

A psicóloga da Policlínica Capão Raso, Georgina Silva Camargo, que possui Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID -19, pela Fundação Oswaldo Cruz, explica e dá dicas de como manter o bem-estar emocional e a positividade diante deste cenário. Mesmo com os últimos acontecimentos, que agravaram os transtornos causados pela doença. Ela também orienta e chama a atenção para quando se faz necessário buscar ajuda profissional.

 

 “Neste momento de riscos, inseguranças e aumento do contágio é natural que o sofrimento emocional ocorra, mas ele não é necessariamente patológico. É desejável procurar, sempre que possível, alternativas naturais para evitar a automedicação”, observa ela. “Entretanto, aquelas pessoas que já tratam quadros psíquicos, ou estão diante de sofrimento acentuado, não devem hesitar à ajuda de um profissional”, ressalta.

 

Segundo a psicóloga, é preciso ficar atento também para identificar em nós mesmos e em pessoas próximas, os sinais de alerta de instabilidade psíquica e emocional, como insônia, choro fácil, negativismo, pensamentos de morte, apatia ou irritabilidade, agitação, negligência com os cuidados pessoais, compulsão alimentar ou inapetência. Em situações que envolvem alguns ou parte desses sentimentos, é necessário procurar ajudar para não deixar que se agrave um quadro de ansiedade ou depressão.

 

Acompanhe as orientações da psicóloga Georgina Camargo para deixar seus dias mais leves e sua mente saudável.

  • Cultivar bons pensamentos. Demonstrar empatia e afetividade com o próximo.
  • Praticar alguma atividade física, mesmo dentro de casa. Dançar, fazer musculação com pesos improvisados etc.
  • Ouvir música, assistir a filmes e bons programas. Procurar se descontrair com brincadeiras, ou atividades que façam rir.
  • No trabalho presencial ou home office, manter uma rotina, interagir de forma cordial com os colegas, evitar atitudes pessimistas.
  • Obter notícias de veículos que deem informações confiáveis e não gerem ansiedade.
  • Em casa, fazer as obrigações diárias. Ter disciplina nos horários para dormir. Manter uma alimentação saudável.
  • Famílias com filhos pequenos. Proporcionar momentos de atenção concentrada (motivar e monitorar as aulas online, fazer brincadeiras, jogos).
  • Com filhos adolescentes, manter monitoramento do que eles acessam na internet e demonstrar compreensão com as instabilidades típicas da fase. Demonstrar afeto e assertividade para estabelecer limites seguros.
  • Familiares que convivem com idosos. Se possível, dedicar um tempo para fazer um lanche juntos, conversar, ouvi-los, jogar baralhos etc, a fim de evitar que se sintam sozinhos.
  • Independente da religião, a fé ajuda a cultivar sentimentos nobres, como a afetividade, o amor a si e ao próximo, e cultivar pensamentos positivos.

 

Importante: Tomar no mínimo as medidas básicas para prevenir e evitar a propagação da COVID-19. Usar máscara, lavar as mãos com água e sabão e passar álcool gel. Distância mínima de um metro e meio. 

Comentários em: Você sabe como manter a esperança, a positividade e a saúde mental após um ano de medos e incertezas?
Comentar


Leia mais
Há 35 anos cuidando de você

Este ano é especial para nós, estamos completando 35 anos!

LEIA MAIS
Presenteie quem você ama

Neste mês especial das mães cuide de quem sempre cuidou de você.

LEIA MAIS
Caminhada Outubro Rosa 2019 - Grupo Mulheres do Brasil/Curitiba

CAMINHADA OUTUBRO ROSA 2019 do Grupo Mulheres do Brasil núcleo Curitiba/PR

LEIA MAIS
×

Orçamento





×