Cuidados com a Pele - Flacidez
A flacidez normalmente é um processo natural da pele, que se dá com o envelhecimento e a perda das fibras de colágeno - proteína responsável pela sustentação da pele. Elas são degradadas a uma velocidade maior do que conseguem ser produzidas e a partir dos 25 anos, já é possível notar a queda da produção, não só em relação à quantidade, mas também à qualidade. O resultado desse somatório é uma pele mais flácida e com estrutura bastante comprometida.
No geral, uma rotina desregrada de saúde e cuidados com o corpo pode levar à flacidez. Por uma questão hormonal, mulheres são mais propensas à perda de firmeza dos tecidos. Mulheres após a menopausa, idosos de ambos os sexos que sofrem substituição de parte dos músculos por gordura, pessoas que perdem grande quantidade de peso de forma rápida e indivíduos de pele mais clara, que se expõem muito a raios solares, desenvolvem a flacidez.
A flacidez causa Celulite, rugas e ressecamento da pele, usar roupas apertadas, consumo incorreto de água, abusar do sal na comida, exagerar nos doces e a ausência de atividades físicas podem deixar a pele flácida e com isso causar celulite, rugas e ressecamente da pele.
Veja abaixo alguns alimentos e tratamentos para ajudar a prevenir e evitar a flacidez:
Frutas vermelhas (amora, morango, cereja e framboesa)
São ricas em antioxidantes, que agem contra os radicais livres — átomos que se unem às células boas e anulam as suas funções.
Alimentos alaranjados
É possível obter a vitamina A, que contribui para a produção das fibras de colágeno, por meio da abóbora, cenoura e manga.
Frutas cítricas
São ricas em vitamina C e também colaboram para a formação de colágeno.
Aveia
Além de regular o intestino, o que ajuda na aparência da pele, o cereal é fonte de silício, que é indispensável na produção de colágeno.
Tratamentos para evitar a Flacidez:
Existe uma variedade de artifícios para minimizar a flacidez na pele:
- Uso de dermocosméticos com ácido hialurônico e outros ativos hidratantes, como a vitamina B5 e o Pro-Xylane;
- Radiofrequência;
- Laser;
- Preenchimento com ácido hialurônico;
- Aplicação de toxina botulínica;
- Peelings;
- Alimentação saudável;
- Atividades físicas.
Mas cuidado, não faça nenhum tratamento desses sozinhos. Consulte um dos nossos dermatologistas, ele saberá o melhor tratamento para cada tipo de pele!