Notícias

Câncer de Mama

Câncer de Mama
26 de outubro de 2017

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Segundo o INCA, no ano passado, foram relatados mais de 57 mil casos no país. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas partir desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Durante o mês de outubro se celebra o Outubro Rosa, a campanha internacional de prevenção ao câncer de mama. Tem como objetivo ressaltar a importância de prevenção e diagnostico precoce desta doença que atinge tantas mulheres no Brasil e no mundo todo.
Fatores de Risco
O câncer de mama não tem somente uma causa. Nem todas as mulheres tem a mesma probabilidade de desenvolver tumores malignos nos seios, algumas correm mais risco. Os fatores de risco podem ser divididos da seguinte forma.

Câncer de Mama - Fatores de Risco #Mas atenção: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que você necessariamente terá a doença.

#Mas atenção: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que você necessariamente terá a doença.

Prevenção
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Quanto mais cedo detectar os sintomas, mais chances há de ter sucesso na recuperação do câncer. Por isso fazer o autoexame regularmente é imprescindível.
O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação. Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, devem realizar o autoexame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.
O exame deve ser feito da seguinte forma:

Como fazer o autoxame no espelho

Como fazer o autoxame no espelho

Como fazer o autoexame no chuveiro

Como fazer o autoexame no chuveiro

Como fazer o autoexame deitada

Como fazer o autoexame deitada

O que procurar no autoexame

O que procurar no autoexame

Sintomas
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos sinais e sintomas* abaixo:

Sintomas do câncer de mama

Sintomas do câncer de mama

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. Por isso é importante fazer sempre um acompanhamento. O melhor remédio é a prevenção.
Caso tenha dúvidas, marque uma consulta com um de nossos ginecologistas pelo telefone 3021 7654